Novo Enem: o que muda em 2024?
Saiba na prática como o Enem vai acompanhar as mudanças que vieram com o Novo Ensino Médio
Você já sabe que o Ensino Médio mudou, não é mesmo? Nova grade curricular, mais flexibilidade na formação dos alunos, incentivo a autonomia e foco nas habilidades individuais são algumas das características do novo modelo. Mas sabe o que muda também com o Novo Ensino Médio? O formato do Enem. O exame, que atualmente é a principal porta de entrada de estudantes no Ensino Superior, passará a responder aos itinerários formativos propostos pelo Ensino Médio.
As escolas de nossa Rede, desde o ano passado, estiveram se preparando para implantar as mudanças exigidas pelo MEC para a fase escolar em questão. Muito estudo, adaptações e treinamentos foram realizados para que estudantes e comunidade escolar estivessem em harmonia. Lia Nikolay, coordenadora educacional do Colégio Adventista de Novo Hamburgo, comenta que ainda em 2021 tanto professores, quanto pais e alunos participaram de encontros com a escola para entender como o novo modelo funcionaria.
Ainda em 2021, a sede nacional da mantenedora da Rede, junto com a CPB educacional, orquestrou com as escolas atividades especiais de treinamento para os professores que atuam no Ensino Médio. Os conteúdos foram dispostos no site Sala de Professores e buscavam direcionar a prática para o novo modelo. “Todo o tempo incentivamos nossos professores a participar neste espaço em suas áreas de especialização, tirando dúvidas sobre o Novo Ensino Médio e se aprimorando para a nova fase. Além disso, fizemos reuniões com o corpo docente na nossa própria escola, sincronizando todos os passos para a mudança”, conta.
Já para os pais e alunos (que entrariam no Ensino Médio em 2022), a escola de Novo Hamburgo realizou reuniões especiais no fim de 2021 para tornar claros os novos procedimentos e itinerários formativos, bem como para tranquilizar a todos quanto às mudanças que seriam necessárias. “Fizemos uma reunião de pais especial, para apresentar o novo programa, e também explicamos em sala de aula como seriam os novos materiais didáticos, apontando que agora os alunos seriam protagonistas de suas formações”, comenta.
Levando em consideração as grandes mudanças na grade curricular do Ensino Médio, na prática, como será o Novo Enem? Atualmente a prova é dividida em 4 áreas de conhecimento. Ciências Humanas e Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e Suas Tecnologias. O exame acontece em dois dias, sendo que a cada etapa o aluno responde 45 questões de múltipla escolha. A única avaliação discursiva é a redação, feita pelo aluno durante o primeiro dia de provas.
A partir de 2024, o exame continua acontecendo em dois dias. No entanto, a primeira etapa será obrigatória para todos os alunos e deve contemplar questões interdisciplinares que meçam a capacidade de raciocínio e argumentação do estudante, fugindo do caráter conteudista do exame atual. Já no segundo dia, cada aluno deverá escolher um entre 4 tipos diferentes de avaliação. Cada um deles fará referência a um dos itinerários formativos do Novo Ensino Médio.
O aluno deve escolher a prova de acordo com o curso de Ensino Superior que deseja fazer. As diferentes avaliações serão divididas em: Linguagens, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática, Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Outra grande novidade é que na primeira fase do exame, serão cobradas, além da redação, outras questões discursivas.
E nossas escolas, como estão se preparando para isto? “Já estamos nos organizando desde este ano. No nosso calendário separamos algumas semanas especiais neste semestre, junto com a sede regional, para trabalharmos aspectos do Enem. Os professores tratarão, neste período, questões e temáticas exclusivas do exame durante suas aulas”, explica Lia. Outro detalhe interessante apontado pela professora é que nestas semanas dedicadas ao Enem, cada professor vestirá uma camiseta especial, indicando sua área de formação e para a atividade que será realizada com os alunos.
Professores realizarão aulas especiais voltadas para conteúdos do Enem. *Foto Ilustrativa
Lia também conta que no segundo semestre a escola tem intenção de organizar “aulões” que devem trabalhar com áreas especificas de conhecimento direcionando os conteúdos para o exame. “É importante ressaltar que estes ‘aulões’ já devem acompanhar os novos itinerários formativos do Ensino Médio”, enfatiza.
Tantas mudanças trarão reais benefícios a longo prazo? A professora Lia acredita que sim. “As abordagens pedagógicas são mais práticas, mais interativas, mais inclusivas e diversificadas. A ideia é trabalhar diretamente com o interesse profissional do aluno no futuro”, observa. O importante é que a Educação Adventista, dentro de todas estas mudanças, continua prezando por uma prática que sempre vai “muito além do ensino”. Nossas escolas, professores e gestores continuarão sempre atentos para aprender, mudar e crescer, junto com seus estudantes, na formação de uma geração ainda melhor.
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