Cinco dicas fundamentais de estudo na quarentena para Enem 2020
Em meio às indefinições sobre a data do exame, é necessário continuar o preparo. Separamos alguns macetes bem importantes pra você!
A confusão sobre o Enem está instaurada. Diante das tantas questões que rondam o funcionamento das escolas (muitas delas, principalmente as públicas, têm limitações e não estão conseguindo manter a rotina, como tem feito a Educação Adventista por meio do E-class , os pedidos para reajuste de datas do exame têm sido cada vez maiores, pois muitos estudantes podem ser prejudicados, já que não estão tendo suporte no preparo. O Congresso Nacional sinalizou um adiamento sem data definida para realização das provas, mas, ao que parece, essas discussões vão render ainda muito pano pra manga..
Postergado ou não, a realidade é que uma hora ele vai acontecer. E você precisa estar preparado. E esses dias diferentes devem ser utilizados para manter uma rotina de estudos. Pra te ajudar, vamos dar cinco dicas que podem colaborar na organização da sua rotina para manter funcionando um cronograma de estudos:
Faça uma agenda
Você deve definir e seguir religiosamente um planejamento para a cada dia estudar uma área diferente. Reserve tempo, tenha uma linha objetiva sobre quais temáticas estudará e não permitir que a preguiça impeça o cumprimento dos objetivos. Se tiver dúvidas, anote todas e, em algum momento que tenha online com o professor, separe alguns instantes para sanar as pendências.
Resolva muitos exercícios
É aquele ditado: se você quer aprimorar, treine! Você pode fazer as centenas de questões de vestibulares e Enem da apostila do Sistema Inter@ativo de Ensino; pode fazer as questões do CPB Prova; pode buscar na internet… enfim…. é necessário tirar um tempo precioso para resolver questões.
Esteja antenado
Uma forma de deixar tudo mais fácil de ser entendido é fazer conexões do que está sendo estudado com as atualidades. Por exemplo, todas as questões que envolvem a pandemia rendem tantos estudos e habilidades de física, matemática, biologia, história, geografia, linguagens… acompanhe o noticiário, pois o Enem sempre utiliza de contextos factuais para situar suas questões. Se você estiver ligado no que está rolando no mundo já tem pontos favoráveis.
Aulões entre amigos
Combine com um grupo de amigos aulões de diferentes áreas e temas e cada um fica responsável por falar sobre um assunto. Pode ser uma vez por semana ou mais. O importante é que o responsável pela revisão do dia estude e busque as melhores informações para explanar e compartilhar com os colegas tais saberes. Claro, tudo por videoconferência. É uma forma de reencontrar os amigos, se descontrair estrategicamente e gerar discussões que podem dar importantes desdobramentos para determinados ensinos.
Não se esqueça da redação!
Lembra da dica de ficar antenado? Então serve também para esse tópico. Quanto mais repertório tiver, melhor desenvolverá uma produção textual com sustância. E, para isso, tem que praticar. Reserve também momentos da sua agenda semanal para elencar temáticas em alta, do apostilado, e de sites especializados com intuito de produzir uma redação. Converse com um professor, ou com alguém capacitado para ler e dar pareceres do seu material. Você pode também combinar com amigos para que um dê feedback do outro.
Tudo isso com as possibilidades infindas da internet que, apesar dos conteúdos duvidáveis, tem também bons sites, vlogs, e plataformas que te ajudarão muito nesse momento tão ímpar da nossa história. No mais, desejamos um bom estudo e fique tranquilo, pois tudo vai dar certo.
Muito sucesso pra você!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)