Verde, a cor da vida
Árvore é símbolo de vida. Na semana em que se comemorou o “Dia da Árvore”, fica o convite à reflexão sobre a importância desta espécie no planeta
Um piquenique com a família ou amigos, o delicioso sabor de uma fruta tirada do pé, momentos de leitura em meio à natureza. O que todas essas experiências geralmente têm em comum? Isso mesmo! A sombra de uma árvore! Há quem diga que infância feliz de verdade precisa ter pé no chão, terra, casa na árvore.
Mas para além das lembranças de uma infância gostosa, e momentos agradáveis, você já parou para pensar na importância das árvores para a nossa vida? O dia 21 de setembro, considerado o Dia da Árvore, existe não só para celebrarmos a existência dessas espécies vegetais tão imprescindíveis à natureza, mas, para nos convidar a refletir sobre a importância das árvores para a vida na Terra.
As árvores são essenciais à todas as formas de vida em nosso planeta e, no que diz respeito à vida humana, elas são igualmente importantes. Para dizer o quanto as árvores são relevantes na natureza, é preciso, também, falar sobre como a existência (ou não) delas afeta a nossa existência.
Árvore é casa. Muitas espécies (de pássaros, principalmente) dependem das árvores para se abrigar das intempéries da natureza e construírem os seus ninhos, garantindo a continuidade da vida. A ausência das árvores, portanto, ameaça a vida de muitos animais, além das plantas que dependem dos caules desses vegetais para viver.
Árvore é alimento. Os frutos produzidos nas árvores são comida para seres humanos e animais. Elas são as grandes responsáveis por manter, inclusive, a cadeia alimentar em equilíbrio. Todas as vezes que temos o privilégio de ter frutas frescas à nossa mesa, deveríamos lembrar de agradecer ao Criador por nos dar um presente tão precioso como as árvores. Esse pensamento deveria também aumentar o nosso senso de responsabilidade quando o assunto é a preservação da natureza. Mas, a relevância de uma árvore não pára por aí.
Árvores são purificadoras do ar. Isso mesmo. Se você respira o ar mais puro, é consequência do trabalho delas, que por meio da fotossíntese, produzem oxigênio e, assim, purificam o ar. Porém, não é só isso! É a presença delas na natureza que regula a temperatura, mantendo o equilíbrio do clima. A floresta amazônica, em toda a sua extensão, por exemplo, interfere na quantidade de chuvas que caem em vários lugares do planeta. Não é sem razão que ela é considerada o pulmão da Terra.
Você sabia que as árvores interferem até na quantidade de água disponível no planeta? Basta observar que onde não há verde, não há água. Considere, por exemplo, os desertos.
Portanto, sem as árvores não há ar, água, alimento. Elas são indispensáveis à manutenção da vida. Nada mais justo do que ter um dia só pra ela. Não há melhor maneira de celebrar do que preservando, replantando, agradecendo. Agradeça ao Criador por ter nos dado a vida e as árvores. Exerça com alegria a responsabilidade de cuidar da natureza. Afinal, cuidar da natureza é cuidar da vida.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)