Rotinas para um novo semestre
Sem organização é impossível ter produtividade na vida escolar. Confira algumas dicas para tornar este retorno mais leve
Estudar é sim uma “ocupação”. Quantas vezes você já respondeu, quando questionado, que sua profissão era “estudante”? Manter-se na rotina escolar toma tempo, exige dedicação e sempre gera expectativa de bom desempenho. Embora esta atividade não pague nenhum salário, boas notas no fim do semestre recompensam, com toda certeza, o esforço empreendido.
A meta principal de todo estudante é “passar de ano”, de preferência com boas notas. Para ter êxito nesta atividade, a rotina envolve assistência de aulas, leituras, trabalhos em grupo, tarefas de casa, simulados, etc. É preciso muito fôlego, não é mesmo? Mas no ato de organizar-se bem, todo mundo pode ter sucesso nesta empreitada. Organização é a palavra-chave. Sem ela, os estudos não fluem e os resultados não chegam.
Que tal algumas dicas para ajudá-lo a organizar uma rotina de estudos produtiva e saudável?
1. Conheça sua rotina
É claro que todo mundo faz outras coisas além de estudar. Por isto, preocupe-se em listar todas as atividades que precisam ser realizadas ao longo da semana. Organize estas tarefas em uma espécie de “planner”. Curso de inglês, natação, atividades domésticas, etc. Feito isso, reserve um tempo para cada uma delas a fim de que uma não atravesse a outra.
2. Escolha um lugar para estudar
Com o seu horário de estudos devidamente reservado e separado das demais atividades, escolha um lugar da casa para estudar. Ele precisa ser sossegado, iluminado, arejado, confortável e conectado à internet. Se o espaço atender a essas características, você conseguirá ficar nele por horas sem interromper sua concentração.
3. Sistematize um cronograma
Distribua as disciplinas que precisam ser estudadas ao longo dos dias das semanas e determine o tempo necessário para cada uma delas. No caso das aulas, você precisa seguir o cronograma da escola e não tem muito para onde fugir. Porém, o horário das revisões fica a seu critério, conforme for mais viável dentro de sua rotina. Aliás, vale um adendo: o ato de revisar é imprescindível para quem pretende aprender e memorizar o conteúdo. Fica a dica!
4. Faça pausas, mas evite distrações
Se ficar estudando sem parar, cedo ou tarde, você ficará saturado e sua mente não conseguirá absorver mais nada. Por isso, durante o período de estudos, separe tempo para respirar um pouco, alongar o corpo, beber água. Essas pausas devem ser breves. Nada de perder tempo rolando a timeline do Instagram no celular. Enquanto estuda, mantenha-se longe de distrações como essa.
A organização pode ser desenvolvida
Talvez você não se considere uma pessoa organizada e tenha desdenhado dessas dicas. No entanto, a organização, assim como todas as virtudes, é passível de desenvolvimento. Basta apenas existir disposição. Ou seja, para ter uma rotina de estudos como a sugerida aqui, você não precisa, exatamente, ser uma pessoa super organizada. Basta estar disposto a se tornar mais efetivo e otimizar suas atividades.
Desenvolva a organização e experimente na prática os resultados positivos. Você terá mais disciplina, foco, concentração, motivação, rendimento e produtividade. Que tal dar um salto em sua vida escolar neste semestre?
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)