Eles desvendam os maiores mistérios do passado
Por meio de achados históricos, a profissão de arqueólogo descobre inúmeras curiosidades sobre como viviam civilizações do passado
As histórias mais remotas são contadas por meio de achados milenares escondidos nos lugares mais inesperados da terra. Foram essas descobertas que revelaram diversas evidências de inúmeras civilizações, costumes, curiosidades, características peculiares e até comprovação de relatos bíblicos. Caso das descobertas dos manuscritos do Mar Morto, com centenas de textos e fragmentos de textos bíblicos com cerca de 2 mil anos, achados na região de Qumran, entre Israel e Cisjordânia no início do século passado. Os materiais mostraram que o livro sagrado cristão que temos hoje, não sofreu praticamente nenhuma alteração desde as suas primeiras versões.
Outro achado que mudou a nossa história foi a tumba do faraó Tutancâmon. A conhecida e poderosa máscara mortuária em ouro, praticamente intacta, ficou famosa em todo o mundo. Sua descoberta, em 1922, impulsionou mais explorações, pesquisas e achados que viriam a contar diferentes detalhes hoje conhecidos sobre a história do Egito Antigo.
Todas essas relíquias da antiguidade, que atualmente conseguimos ver e pesquisar são fruto do aprimoramento da arqueologia, uma área profissional incrível. Cercada por muitas descobertas, curiosidades, intensa área de pesquisa e conhecimento, ela fica nos saberes que estão enterrados ou tomados pela natureza após séculos ou milênios de silêncio.
A arqueologia é a ciência que estuda as sociedades a partir das suas culturas e modos de viver. Por isso, os arqueólogos estão sempre em busca de artefatos que possam contar histórias, revelar segredos e características de determinados povos. A atuação desses profissionais é fundamental para, no presente, entendermos o passado e também projetarmos o futuro. É uma área do conhecimento que desperta muitas fantasias, inclusive cinematográficas, já que importantes e clássicos filmes utilizam o contexto da arqueologia como pano de fundo de suas narrativas.
Dia 26 de julho é a data separada para celebrar o trabalho desses profissionais responsáveis por resgatar e desvendar os maiores e mais encantadores mistérios do passado da humanidade. Parabéns a todos os arqueólogos!
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)