Cinco dicas infalíveis para a segurança familiar na web
No Dia da Internet Segura queremos mostrar que o cuidado é sempre a melhor prevenção.
A internet está aí. Faz parte do nosso dia a dia e é praticamente impossível imaginar um mundo sem o seu protagonismo. A gente já acorda dando aquela checada nas notícias, mensagens e redes sociais, que, claro, estão todas alocadas grande rede. Mas, infelizmente, nem tudo são flores. Muita gente se aproveita para lucrar de formas criminosas. Por causa do aumento das ocorrências, o dia 11 de fevereiro foi reservado para lembrar sobre a importância de se construir um espaço colaborativo e solidário na web.
O Dia da Internet Segura é uma iniciativa de mais de 140 países (incluindo o Brasil) para conscientizar sobre os perigos que o espaço pode oferecer às pessoas, onde muitas vítimas são crianças, idosos, e gente que simplesmente cai nas armadilhas da rede por causa da desinformação. E é justamente esse o princípio dessa importante data: informar para minimizar os problemas e gerar conscientização dos usuários.
Dentre os diversos problemas, um dos que mais preocupam é a atuação de hackers. Eles roubam dados bancários, expõem materiais sigilosos, invadem nossos aparelhos e levam medo a muita gente. Claro que é muito difícil uma proteção 100% contra esses criminosos que se escondem nas obscuridades da internet, mas algumas dicas podem ajudar a prevenir e inibir a sua atuação maliciosa dessa ameaça na sua família. Anote:
-
Decida quando e como usar a internet
Para começar, fale sobre o uso da internet, o quanto é importante ter momentos em família e se realmente é necessário o uso para fazer a lição de casa. Estabeleça limites de navegação diária.
-
Utilize antivírus
Existem muitas versões de softwares que fazem a “limpeza” do seu computador, eliminando conteúdo suspeito que, por algum motivo, esteja ali com más intenções. É um preventivo importante.
-
Configure o controle parental no Google Chrome
Um dos grandes problemas que enfrentamos na atualidade é a falta de controle sobre o conteúdo que as crianças e adolescentes têm acesso. O Google tem diversas ferramentas que ajudam a controlar o tipo de conteúdo, anúncios e diversas outras configurações que seu filho (a) vai ter acesso. Para mais informações, clique aqui.
-
Mude senhas
Sempre que possível, troque suas senhas. Esse hábito simples pode fazer toda diferença e diminuir a exposição a riscos.
-
Esteja sempre atento
Existem muitas armadilhas escondidas em sites, páginas e portais. Não clique em botões suspeitos. Se o espaço que você está navegando não é muito conhecido, evite interações. O perigo pode estar em qualquer lugar, tanto para você, quanto para seus filhos.
Se praticadas, essas dicas podem fazer toda a diferença para sua segurança. É óbvio que são muitas questões rondando a problemática da vulnerabilidade na internet, incluindo, claro, o cuidado que devemos ter com as crianças e como elas interagem na grande rede. Tomando algumas medidas simples, esse importante espaço passa a desenvolver unicamente um papel de aliado e não de ameaça ao nosso cotidiano. Algumas empresas como o Google, tem se preocupado em cada vez mais proporcionar segurança familiar, caso queira mais dicas, acesse esse link.
Veja também esse vídeo que traz uma mensagem de alerta aos pais sobre o uso da internet.
Categorias
- Bilíngue (2)
- Datas Especiais (33)
- Dicas (76)
- Editoria (45)
- Intercâmbio (5)
- Novas Unidades (5)
- Paraná (14)
- Pedagógico (35)
- Rio Grande do Sul (8)
- Santa Catarina (14)
- Sem categoria (17)